quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que que tem na sopa do neném?

Cada filho é uma experiência única, com pedaços diferentes para serem passados.
Um desses pedaços foi o Henri, que só começou a comer mais ou menos quando já estava com 11 meses (com essa idade o Gustavo só não comia pedra).
A história começa lá atrás, quando o Henri saiu da pancinha e não ganhou peso nas primeiras semanas. O meu leite demorou para descer e precisei entrar com complemento. Isso não foi nada fácil para mim, me sentia muito incompetente e com medo que, com as mamadeiras ele não quisesse mais o meu peito. Mesmo assim, o mais importante era ele ficar fortinho.
Depois de mais ou menos um mês, meu leite vinha em quantidade e ele já estava mais espertinho. Parei com as mamadeiras e mantive ele apenas no peito. Caminhamos juntos e felizes, ganhando peso numa boa, até a entrada das papinhas...
Ele ficava com a boca aberta e não fazia o movimento da mastigação, tinha que dar comida pra ele quase deitado. Não queria doce, não queria salgado, ele só queria o peito. Tentei de tudo, mais tempero, menos tempero, espinafre, ervilha, papinha da Nestlé, nada descia. No mês que ele voltou a perder peso, decidi que não dava mais e sai marcando tudo que me indicaram. Marquei otorrino para ver se ele não tinha adenóide, marquei dentista para ver se estava tudo vem com a formação da boca e marquei fono para ele aprender os movimentos.
Uma sexta antes, do mais completo nada, ele resolveu fazer os movimentos e comer! Ainda assim fui em todos os caras que tinha marcado. Saí com mais meia dúzia de dicas de cada, mas sabendo que ele estava perfeito.
Hoje o Henri está com 1 ano e 2 meses, agora começou a comer arroz com caldo de feijão passado na peneira, come as sobremesas de frutinhas e ama um biscoito de tubinho.
Lições aprendidas?
1. Cada criança tem o seu tempo, que deve ser respeitado e entendido com amor, carinho e paciência.
2. Regras são boas para revistas, aqui no mundo real tudo se adapta.
3. Não existe rotina nesse negócio chamado maternidade, cada bebê é um novo looping em nossas vidas.

0 comentários: