Nessa vida não basta estar presente, é importante permanecer presente. A permanência se dá através da memória, todo ato passado que recordamos torna-se novamente presente quando a memória joga seu foco de luz sobre ele.
Algumas pessoas passam a vida na tentativa propositada de deixar um legado moral, obcecadas com o que seus sucessores irão ver, pensar ou julgar a seu respeito. Outras se preocupam com o legado material, acreditam que serão lembradas pelo patrimônio construído. Colocam todas as fichas nessa aposta, que passa a justificar o "querer ter".
No meio de tanto destempero, surgem as pessoas preocupadas em viver, em fazer com que cada dia vivido nesse planeta tenha seu valor. Não existe a obrigação de "fazer para", o fazer simplesmente acontece. O resultado desse "viver e deixar viver" é que a espontaneidade de seus atos e pensamentos fará com que sejam lembrados. Eles colocam em prática aquela velha idéia de que o segredo da vida mora nos detalhes e transformam cada simples momento em um momento único.
O Tuco descobriu esse segredo direitinho... Lembro do leite quentinho que ele levava todos os dias de manhã para me dar bom dia, ou de quando o Gatinho vinha dar bom dia no rádio para Gabi acordar. Sempre tinha uma cueca pendurada na cabeça antes de entrar no banho e meio metro de bico quando ficava bravo (hoje eu tenho um igual). Ele dançava Carpenters com a gente na sala, chorava quando ouvia Vinícius e batucava Toquinho na barriga. Sempre tinha espaço para um carinho gostoso, para uma gargalhada sonora.
Fatos espontâneos acontecendo em dias comuns que serão lembrados e revividos para sempre. É dessa permanência que eu falo: permanente o suficiente para inspirar pessoas.
O Gustavo sempre saberá o Vovô maravilhoso que ele tem, mesmo que ninguém mais além dos dois possa compartilhar essa convivência.
Tenho certeza que você está por perto Pai, feliz aniversário.
"Dorme, meu pai sem cuidado, dorme que ao entardecer tua filha sonha acordada com o filho que ela vai ter..."
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
AMEI!!!!!!!!!!!!!!!! beijos (com lágrimas)
Isso acaba mesmo comigo........
Nossa que saudade.... até doi o coração!!!!
Mas o importante é que o tempo que ele esteve com a gente marcou para sempre.....
Lembranças, carinhos abraços que contavam mais que tudo.... Deixou saudade mas tbm um amor gigante no coração de todos que o conheceram!
O Gu vai ter orgulho de ter um Avô igual a esse
Beijinhos Amo vcs!
Gabi
Vai mesmo Bibi. Do mesmo jeito que o Papai tem orgulho de você.
Beijos, te amo!
Li há uns 4 dias mais ou menos, e na hora não consegui mandar nenhum comentário pq fiquei sem nenhuma palavra para expressar o que senti, foi muito lindo e emocionante, deu um nó na garganta e aquela saudadezinha gostosa do meu pai que deve estar conversando com o seu lá em cima.
O Gu, é um moleque de muita sorte em poder ter lembranças tão lindas do vovô.
bjs
Postar um comentário